VÁLVULAS DE SEGURANÇA (PSV) – TESTE DE VAZAMENTO (COM BOLHÔMETRO) EM VÁLVULAS COM CASTELO E CAPÔ FECHADO

Teste de estanqueidade do assentamento metal x metal (com fluido de teste ar ou nitrogênio)

 

Com a válvula montada na posição vertical, a taxa de vazamento em bolhas por minuto deverá ser determinada exercendo pressão na entrada da válvula de segurança e alívio, a qual devidamente vedada deverá ser mantida em 90% da pressão de ajuste de abertura. Para válvulas ajustadas a 50 psi ou abaixo, a pressão deve ser mantida em 5 psi abaixo do ponto de ajuste. A pressão de teste deverá ser aplicada no mínimo por um minuto para válvulas com diâmetro até 2” de entrada; para válvulas de 2’/2’ a 4”, dois minutos; para válvulas de 6” e 8”, cinco minutos. Acima de 8”, não existe padrão definido.

 

Para serviços gasosos, a taxa de vazamento (em bolhas por minuto) não deverá exceder os valores montados na tabela abaixo.

Não deverá haver nenhum vazamento visível em válvulas projetadas para serviço com vapor d’água, testada com vapor na pressão máxima de operação e abaixo da pressão de fechamento.

 

No teste de estanqueidade do assentamento para válvulas com sede resiliente (anel oring):

 

A estanqueidade para válvulas com anel oring não deverá apresentar nenhum vazamento no tempo de um minuto, independente da bitola da válvula a 5 psi ou 90% da pressão de ajuste (o que for maior).

©Copyright 2021 – Fluid Controls – Todos os direitos reservados.

Open chat