VÁLVULA DE SEGURANÇA (PSV) – DIFERENCIAL DE ALÍVIO E PRESSÃO

VÁLVULA DE SEGURANÇA (PSV)

DIFERENCIAL DE ALÍVIO DE PRESSÃO

O diferencial de alívio, ou Blowdown, é a diferença entre a pressão de ajuste e a pressão de fechamento de uma válvula de segurança. Ele pode ser dado em porcentagem da pressão de ajuste ou em unidade de pressão.

FUNÇÃO DOS ANÉIS DE AJUSTE

ANEL SUPERIOR

ABAIXANDO:Aumenta o valor do diferencial de alívio. O fechamento ocorre em um valor mais afastado da pressão de ajuste, porque diminui a área do orifício secundário.

SUBINDO: Diminui o valor do diferencial de alívio. A pressão de fechamento ocorre em um valor mais próximo da pressão de ajuste, pois aumenta a área do orifício secundário.

ANEL INFERIOR

ABAIXANDO: Reduz o diferencial de alívio, pois aumenta a área do orifício secundário.

SUBINDO:Aumenta o diferencial de alívio, pois diminui a área do orifício.

OBS: Com a válvula instalada, a posição de um dos anéis de ajuste pode ser modificada para alterar os valores de sobrepressão e diferencial de alívio e, com isso, melhorar o comportamento operacional da válvula.

Somente a mudança no posicionamento do anel inferior, enquanto próximo da face do suporte, pode causar mudanças significativas nos valores de sobrepressão e diferencial de alívio, além do ciclo operacional da válvula.

Nas válvulas com sede resiliente é recomendado que o anel inferior seja posicionado em definitivo, Somente após os ajustes de pressão da carga da mola terem sido concluídos.

©Copyright 2021 – Fluid Controls – Todos os direitos reservados.

Open chat